Crédito: Divulgação Rainha da Cana
Por Michelle Valverde
Importantes e tradicionais produtos de Minas Gerais, a cachaça artesanal de alambique e os queijos artesanais, apesar de serem produzidos há séculos, ainda enfrentam desafios significativos.
Crédito: Adobe Stock
Entre eles estão escassez de mão de obra, dificuldades com a legislação e com a sucessão familiar e falta de assistência técnica.
Crédito: Adobe Stock
Os problemas enfrentados pelas cadeias produtivas dos setores foram identificados em diagnósticos feitos pela UFV e discutidos em dois workshops realizados pela Seapa.
Crédito: Adobe Stock
As discussões se basearam em diagnósticos elaborados por meio de entrevistas feitas com pessoas ligadas a toda cadeia de produção do queijo artesanal e da cachaça de alambique nas principais regiões produtoras, desde o fornecedor de insumos, passando pelo produtor, até o vendedor final.
Crédito: Adobe Stock
O uso de variedades de cana-de-açúcar com baixo nível de tecnologia, afetando a produtividade e os resultados na produção da cachaça, também está entre os desafios da produção da cachaça de alambique.
Crédito: Adobe Stock
Crédito: Adobe Stock
Outro ponto relevante que afeta de maneira significativa a renda dos produtores é a falta de informações sobre os custos de produção, essenciais para o cálculo dos preços de venda, garantindo retorno financeiro com a atividade.
Crédito: Adobe Stock