Comércio pode perder R$ 28 bilhões com feriados em 2024

Por Ana Carolina Dias Schenk

Crédito: Adobe Stock

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A menor quantidade de feriados em dias úteis no próximo ano deve amenizar as perdas do comércio, mas, ainda assim, o impacto será significativo segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

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A previsão é de que o prejuízo do setor devido aos feriados nacionais pode chegar a R$ 27,92 bilhões, valor 4% menor do que em 2023, quando chegou a R$ 28,99 bilhões.

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Neste ano, em média, cada feriado em dias comerciais de 2023 gerou um prejuízo de R$ 3,22 bilhões ao varejo.

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Apesar de favorecer alguns setores da economia, como o turismo,  a incidência dos feriados em dias úteis gera prejuízos para o comércio por provocar a queda no nível de atividade e elevação dos custos de operação.

Crédito: Charles Silva Duarte

As atividades do comércio com a relação folha/faturamento mais elevada tendem a sofrer maiores impactos dos feriados. 

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Nesse contexto, os segmentos de hiper e supermercados e o comércio automotivo, responderão por quase a metade (40%) das perdas previstas, uma vez que concentram mais de 44% da folha de pagamentos do comércio brasileiro.

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