Crédito: Adobe Stock
Por Dione AS
Caminho do Sertão: Com 192 km, essa trilha de 7 dias pelo Cerrado passa pelos municípios de Sagarana, Riachinho e Chapada Gaúcha. Inspirada no universo de Guimarães Rosa, oferece uma conexão com a geografia e cultura do Sertão.
Crédito: Reprodução agencia brasil / Lia Rezende Domingues
Crédito: Reprodução Site Graças e Prosas
Caminho de Graças e Prosas: Essa trilha de 123 km e 6 dias percorre a Mata Atlântica e o Cerrado, passando por Inconfidentes, Bueno Brandão e Ouro Fino. Com altitude máxima de 1.600m, inclui cachoeiras e referências históricas à Inconfidência Mineira.
Crédito: Adobe Stock
Rota das 10 Cachoeiras: Com 91 km distribuídos em 8 dias, essa trilha atravessa a Mata Atlântica e o Cerrado em Conceição do Mato Dentro. Com altitude máxima de 1.400m, a rota destaca cachoeiras, canyons e turismo comunitário.
Crédito: Reprodução Instagram Trilha Brigadeiro Caparaó
Trilha Brigadeiro Caparaó: Essa trilha de 250 km e duração de 12 a 15 dias conecta o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro ao Parque Nacional do Caparaó, na Zona da Mata.
Crédito: Reprodução Instagram Circuito Enerstina de Cicloturismo
Circuito Ernestina: Com 60 km percorridos em 1 dia, essa trilha na Zona da Mata segue o antigo trajeto da Leopoldina Railway, integrando reflorestamento e turismo rural nos municípios de Carangola, Caiana e Faria Lemos.
Crédito: Adobe Stock