Crédito: Adobe Stock
Por Juliana Gontijo
Ir onde o cliente está é uma das vantagens dos negócios itinerantes, que podem ser viabilizados por meio de vários tipos de veículos, como bicicletas, kombis, trailers, food trucks, entre outros.
Crédito: Adobe Stock
No entanto, esse modelo de negócio também tem desafios, como a falta de previsibilidade financeira e a burocracia para a legalização.
Crédito: Adobe Stock
Os negócios mais comuns são os de alimentação e acessórios, mas são vários os segmentos com possibilidade de atuação.
Crédito: Adobe Stock
É que o formato apresenta algumas vantagens interessantes, entre elas, a oportunidade de testar o modelo de negócio antes de investir uma grande quantia num ponto fixo, por exemplo.
Crédito: Adobe Stock
“Esses negócios apresentam um custo menor de manutenção e não podemos deixar de citar a possibilidade de acessar públicos de locais diferentes e manter a sensação de novidade constante”, explica a analista do Sebrae Minas, Viviane Soares.
Crédito: Adobe Stock
Mas a especialista pondera que ao optar por um negócio com uma loja física ou do tipo itinerante, o empreendedor deve realizar um bom planejamento, testar o modelo e definir os riscos que está disposto correr.
Crédito: Adobe Stock
Crédito: Adobe Stock