Por Klaucius Ricardo
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A boa convivência no ambiente de trabalho é um dos principais fatores para fortalecer as relações profissionais entre colaboradores e lideranças, além de impactar positivamente na produtividade de uma empresa.
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A especialista em Inteligência Emocional, Felicidade e Bom Humor nas empresas e fundadora da HumorLab, ‘Maryana com Y’, listou quatro dicas para criar um ambiente mais leve nas empresas.
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1) Reconhecimento e valorização O reconhecimento e a valorização são pilares importantes na construção de um ambiente de trabalho mais descontraído.
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2) Eficácia na comunicação No ambiente de trabalho, a comunicação eficaz envolve contatos que valorizam o respeito e fazem a liderança escutar abertamente o funcionário, e pode contribuir para a construção de um ambiente saudável.
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3) Proatividade dos líderes A ação ativa das chefias, por meio de interações descontraídas e com suporte aos colaboradores, pode estimular outros colegas no espaço de trabalho a fazerem o mesmo.
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4) Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal Quando as necessidades dos empregados são ignoradas, as dificuldades de conciliação do trabalho com a vida pessoal aumentam.
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