Dia da Consciência Negra: diversidade e inclusão devem ser pautas recorrentes

Por Ana Carolina Dias Schenk

Crédito: Adobe Stock

Crédito: Adobe Stock

A diversidade e a inclusão nas empresas têm sido amplamente debatidas e são foco das gestões das organizações, especialmente em datas como o 20 de novembro, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra.

Crédito: Nonato Fotografia

No entanto, é fundamental ir além de ações pontuais e tornar o tema recorrente, para além das celebrações, e também um compromisso de lideranças e de todos os colaboradores envolvidos.

Crédito: Adobe Stock

Pesquisa de 2023 realizada pela consultoria Willis Towers Watson mostra crescimento da conscientização sobre diversidade e inclusão nas empresas, uma vez que 90% dos gestores buscam tornar o tema uma realidade na rotina de trabalho.

Crédito: Adobe Stock

Porém, os dados apontam que muitas organizações ainda concentram esforços principalmente nos indicadores de diversidade, deixando de lado as questões relacionadas à inclusão.

Crédito: Divulgação/{reprograma}

Nadja Brandão é diretora executiva da {reprograma}, iniciativa de impacto social que ensina programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, e destaca não apenas a importância de buscar representatividade, mas também maximizar o potencial dos talentos.

Crédito: Adobe Stock

Nesse contexto, a iniciativa separou sete dicas práticas para promover, de maneira efetiva, a diversidade e inclusão indo além das vagas afirmativas e incorporando uma cultura diversificada em todos os aspectos.

Crédito: Adobe Stock

Confira todas as dicas na matéria do portal!

Crédito: Adobe Stock

Leia mais no Diário do Comércio!