DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ

Grão simboliza  cultura e progresso  em Minas

Por Michelle Valverde

Crédito: Divulgação

Um dos principais produtos do agronegócio de Minas Gerais, o café vem evoluindo no Estado. Com um mercado crescente, principalmente em busca de um café especial e diferenciado, nos últimos anos produtores mineiros investiram na melhoria da qualidade, o que é importante para atender a mercados mais exigentes e agregar valor ao grão.

Crédito: Divulgação

No dia 24 de maio é celebrado o Dia Nacional do Café, data que ressalta a importância do grão para a economia nacional e comemora, simbolicamente, a abertura da colheita da safra. Em Minas Gerais, a produção do café ocorre em mais de 500 municípios, sendo, em grande parte, a principal cultura e também responsável pela geração de empregos, renda e riquezas.

Crédito: Freepik

“Minas tem uma produção muito relevante e expressiva, sendo o Estado responsável por 55% da produção nacional. Do total, 28 milhões de sacas são exportadas. Isso é importante para a valorização do café e para a agregação de valor”, explica a analista de agronegócio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Ana Carolina Alves Gomes.

Crédito: Divulgação

Com volumes expressivos e qualidade cada vez maior, mesmo durante a pandemia, quando a princípio houve receio de queda na demanda, a busca pelos cafés de Minas aumentou. Em 2020, houve crescimento de 5% nos embarques em comparação com 2019. 

Crédito: Divulgação

Confira a  matéria completa  no site do DC

diariodocomercio.com.br

Crédito: Freepik