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Por Juliana Gontijo
Com o objetivo de reduzir os custos fixos, como aluguel e conservação do local, empreendedores estão, cada vez mais, buscando compartilhar espaços de lojas.
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Além disso, o analista do Sebrae Minas, Victor Mota, destaca que, fora a questão financeira, outra vantagem é tornar o espaço mais atrativo, em razão da diversidade de produtos ou serviços num mesmo local.
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O modelo de negócio é usado, em especial, pelos pequenos negócios e até mesmo por franquias.
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E justamente com o intuito de dividir os custos e com foco nas mães que surgiu em 2019 a loja colaborativa Espaço Amor de Mãe, hoje situada no Shopping Cidade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
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“Para o pequeno empreendedor, é difícil alugar e manter uma loja no shopping, pois são operações caras. Assim, reunimos empreendedoras e juntas rateamos os custos de manutenção. Assim surgiu a primeira loja colaborativa materna do Brasil”, conta a idealizadora do empreendimento, a empresária Márcia Machado.
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Além da divisão das contas, Márcia Machado ressalta que outra vantagem é a visibilidade oferecida por uma loja física, ainda mais num shopping, o que ajuda as empreendedoras a vender mais.
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