Fatura da Copasa será reduzida  para 80% da população mineira

Por Mara Bianchetti

Crédito: Divulgação

A diretoria colegiada da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) votou pela alteração da metodologia da revisão tarifária da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Crédito: Divulgação

Com a mudança, 80% da população mineira que possui algum serviço de tratamento de esgoto perceberá uma redução de até 15% no valor das suas faturas a partir de agosto. A má notícia é que, sob o argumento de “justiça tarifária”, os outros 20% poderão ter aumento de até 50%.

Crédito:  Wellington Pedro 

Em média, os consumidores de água e esgoto da Copasa terão redução de 1,52% na conta, além da unificação geral da tarifa para o serviço de esgoto. A redução no valor final da conta dependerá do volume consumido, do tipo de cliente (residencial, social, comercial, industrial e público) e do tipo de tratamento de esgoto utilizado.

Crédito: Divulgação

É que, hoje, a Copasa possui duas tarifas de esgotamento sanitário a depender do tipo de serviço ofertado. Com a mudança aprovada, a Copasa passará a ter apenas uma única tarifa para o serviço de esgoto, independente de qual é o serviço prestado. E essa nova tarifa representa o valor de 74% da tarifa de água.

Crédito: Divulgação

Para saber mais acesse o site do DC