Por Mara Bianchetti
Crédito: Reprodução Google Mapas
Crédito: Amira Hissa / PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) espera iniciar as intervenções para transformar a antiga área do Aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste da Capital, em “um grande bairro” ainda em 2023.
Crédito: Amir Martins Drone / Divulgação PBH
O start, porém, depende da aprovação da proposta de urbanização para a área de mais de 500 mil metros quadrados onde funcionava o aeródromo por parte da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
Crédito: Leonardo Morais
Em entrevista exclusiva ao Diário do Comércio, o prefeito Fuad Noman revelou que já existe um estudo prévio do projeto – ainda sujeito a alterações – e que as cifras totais para tirar a ideia do papel devem chegar a R$ 1,3 bilhão.
Crédito: Aeroin/Divulgação
O montante considera investimentos internos e externos, ou seja, além da construção de praças, escolas, hospitais e moradias, as adequações de mobilidade e infraestrutura necessárias para o adensamento da região.
Crédito: Leonardo Morais
“Esse novo bairro terá todos os equipamentos públicos e infraestrutura urbana necessários à população: ruas, comércio, parques, escolas e tudo terá que ser feito. Fizemos alguns estudos com base nessa estrutura e chegamos a esse valor que com certeza terá uma participação da iniciativa privada."
Crédito: Leonardo Morais
"A prefeitura também deverá entrar com alguma coisa, mas basicamente serão recursos do Minha Casa, Minha Vida”, detalhou.
Crédito: Aeroin/Divulgação