Por Daniela Maciel
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A internacionalização das empresas brasileiras é o tema da 16ª edição da pesquisa “Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras” (originalmente denominada Ranking das Transnacionais Brasileiras e Ranking das Multinacionais Brasileiras), realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC).
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O estudo revela que a maioria das empresas da amostra atua no exterior, principalmente por exportação.
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Além disso, a presença virtual se estabelece entre as cinco primeiras modalidades mais escolhidas para a internacionalização, ficando somente abaixo de modalidades mais tradicionais – exportação, subsidiária comercial e subsidiária produtiva – e se equiparando à parceria estratégica no exterior.
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De acordo com a pesquisadora do Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da FDC, Lívia Lopes Barakat, o intenso processo de digitalização da economia nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, fez com que as empresas buscassem novas formas de atuar no exterior.
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As empresas participantes da pesquisa levaram, em média, 20 anos para se internacionalizar.
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As startups se internacionalizaram ainda mais rápido, em média quatro anos após sua fundação.
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