IPCA-15 acumula alta de 3,68% na RMBH 

Por Juliana Siqueira

Crédito: Joel Santana

A prévia da inflação na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por mais um mês, avançou. Em maio, frente a abril, foi registrada alta de 0,49%. Com o resultado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) já acumula alta de 3,68% no ano na RMBH.

Crédito: Pexels

Nos últimos 12 meses, o índice disparou para 8,04%. Em maio, o indicador foi puxado, principalmente, pela alta em medicamentos e energia elétrica. Os dados foram divulgados, ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Crédito: Freepik

O levantamento mostra ainda que o índice para a RMBH foi o quinto maior resultado mensal entre as onze áreas pesquisadas. Já a variação acumulada em doze meses (de 8,04% na RMBH) foi o quarto maior resultado entre as áreas de abrangência da pesquisa.

Crédito: Reuters/Bruno Domingos

Neste mês, na RMBH, o grupo Saúde e Cuidados Pessoais foi destaque com elevação de 1,48%. Houve alta também em Artigos de Residência (1,39%), Habitação (1,06%) e Vestuário (1,06%). No período, apenas os grupos Comunicação (-0,02%) e Transportes (-0,26%) apresentaram deflação.

Crédito: Fernanda Carvalho

Leia mais no site do DC 

diariodocomercio.com.br

Crédito: Freepik