Por Michelle Valverde
Crédito: Divulgação
O Festival de Jabuticaba, Cultura e Gastronomia de Sabará, que acontece de hoje até 27 de novembro, é considerado o principal evento da região e tem papel fundamental na divulgação dos produtos da agricultura familiar, na abertura de mercado e agregação de valor para o produto.
Crédito: Adobe Stock
Vitrine para a jabuticaba in natura e para os derivados, a 36ª edição deve atrair em torno de 140 mil pessoas para o município.
Crédito: Adobe Stock
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Sabará, André Alves, o Festival da Jabuticaba é o maior evento do município e responsável por movimentar toda a economia.
Crédito: Divulgação
“É importantíssimo, primeiro porque é um evento que se baseia na economia criativa, valoriza a agricultura familiar e tem um impacto muito grande na economia. Além de consolidar Sabará como terra da jabuticaba, atrai visitantes de várias partes do País”.
Crédito: Divulgação
Ainda segundo o secretário, não há um levantamento econômico sobre a produção da jabuticaba no município e na região, mas a fruta é amplamente cultivada e é ingrediente de vários produtos da agricultura familiar.
Crédito: Pixabay
Além da jabuticaba in natura, são produzidos pelas 26 associadas da Asprodejas em torno de 40 derivados, que incluem geleias, licores, vinhos, bolos, entre outros.
Crédito: Divulgação
Crédito: Freepik