Leite em Minas tem maior rentabilidade

Por Michelle Valverde

Crédito: Adobe Stock

Crédito: Adobe Stock

As quedas dos preços da soja e do milho aliadas a uma reação do mercado consumidor podem contribuir para uma melhor rentabilidade na produção de leite em Minas Gerais.

Crédito: Adobe Stock

De acordo com os dados do Conselho Paritário entre Produtores de Leite e Indústrias de Laticínios de Minas Gerais (Conseleite-MG), a estimativa é que o valor médio de referência para o litro do leite entregue em abril a ser pago em maio chegue a R$ 2,80, uma valorização de 5,5% frente ao pagamento anterior.

Crédito: Adobe Stock

O aumento da cotação do leite ocorre em um momento de queda nos preços dos grãos, com destaque para o milho e a soja, cujos valores recuaram 24% e 21%, respectivamente, em abril.

Crédito: Adobe Stock

O recuo é importante uma vez que os itens são os principais componentes da ração animal, insumo que corresponde a maior parte dos custos da atividade.

Crédito: Adobe Stock

De acordo com a analista de agronegócios do Sistema Faemg/Senar, Mariana Simões, a tendência de aumento dos preços é resultado de uma reação do mercado consumidor e também da menor captação do produto no campo, devido à oferta de pastagem limitada.

Crédito: Adobe Stock

"Tivemos o início das aulas em fevereiro, pagamento de auxílio e a chegada do inverno, quando é de costume registrar aumento no consumo. O período também é marcado pela queda na captação, uma vez que há uma menor oferta de pastagem”.

Crédito: Adobe Stock

Saiba mais  no Diário do Comércio!