Maior cultura agrícola de MG  é formada por florestas plantadas

Por Michelle Valverde

Crédito: Divulgação

Um estudo realizado pela startup Canopy Remote Sensing Solutions mostrou que as florestas cultivadas em Minas Gerais são a maior cultura agrícola  do Estado e estão presentes em 803 municípios, parcela que representa 94% das cidades mineiras.

Crédito: Divulgação/Amif

O levantamento, que teve apoio da Associação Mineira da Indústria Florestal (Amif) e do Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais (Sindifer), mostrou ainda que são 2,3 milhões de hectares de área de produção de florestas e mais de 1,3 milhão de hectares de áreas nativas conservadas em 2020.

Crédito: Ana Elfrida

A presidente da Amif, Adriana Maugeri, explica que o levantamento é muito importante para a tomada de decisão do setor no Estado. O estudo foi baseado em imagens de satélite, e os dados cruzados com as análises críticas humanas. O levantamento utilizou mais de 3.500 imagens coletadas sobre o território mineiro na última década.

Crédito: Divulgação/Amif

Com os dados, foi possível identificar que o cultivo do gênero eucalipto é o principal nos plantios, com 96,8% do total de hectares. A região Norte de Minas Gerais concentra 25% da base florestal no Estado, seguida pelo Vale do Jequitinhonha (13%) e a região Central (12%).

Crédito: Divulgação

Confira mais informações na matéria completa

diariodocomercio.com.br

Crédito: Pexels