MG agrega valor com diversificação das exportações
Por Mara Bianchetti
Crédito: Divulgação/APPA
Minas Gerais corresponde a pouco mais de 10% das exportações brasileiras que vão, principalmente, para países como China e Estados Unidos, comercializando basicamente minério de ferro e seus concentrados, bem como commodities agrícolas. Mas a lista não para por aí.
Crédito: Divulgação
O Estado possui uma pauta exportadora diversa, com produtos que vão de commodities, a produtos de maior valor agregado como veículos de passageiros, de carga, helicópteros e bens de capital, máquinas industriais, além de equipamentos elétricos, móveis, produtos de indústria têxtil e calçadista e diversos itens da indústria alimentícia.
Crédito: Leo Lara/Studio Cerri
Todavia, há uma relevante concentração do total exportado nas vendas para o mercado externo de minério de ferro, café, ouro, soja, entre outros. No ranking nacional, Minas fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, que, juntos, respondem por 33% dos itens enviados ao exterior.
Crédito: Patrick Grosner
Nos primeiros cinco meses de 2021, as exportações de Minas Gerais somaram US$ 14,363 bilhões, representando alta de 49% sobre os US$ 9,593 bilhões do exercício anterior, segundo dados da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Secint) do Ministério da Economia.
Crédito: Divulgação
Crédito: Paulo Whitaker/Reuters
Mais informações no site do DC