Minério chinês ainda não impacta mercado siderúrgico de MG

Por Magali Simone

Crédito: Stringer/Reuters

O avanço de matérias-primas do setor siderúrgico chinês, inclusive, da venda de minério de ferro pela China, vem demonstrando forte tendência de alta no mercado spot, com grande impacto nas exportações nos últimos cinco meses.

Crédito: Muyu Xu/Reuters

De acordo com o economista Alexandre Brito, da Área Internacional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o avanço chinês no setor Siderúrgico foi significativo, mas muito mais pelo valor exportado que pelo volume das exportações.

Crédito: Stringer/Reuters

Por este motivo, o economista acredita que ainda é cedo para serem feitas previsões sobre o impacto que este crescimento da China terá no setor siderúrgico mineiro. Brito credita a tendência de valorização do minério de ferro chinês a dois fatores.

Crédito: Stringer/Reuters

O primeiro é a formação de estoque do produto. O segundo é o plano de retomada do crescimento econômico, anunciado pelo governo da China que tem potencial suficiente para alavancar o desenvolvimento econômico deste país, um dos maiores parceiros comerciais dos brasileiros.

Crédito: Antonio Pinheiro

Confira a análise completa no  site do DC

diariodocomercio.com.br

Crédito: China Daily via Reuters