Por Mara Bianchetti
Crédito: Divulgação
A Novo Nordisk inaugura hoje um sistema de captação e purificação de água de chuva para a produção de insulina na fábrica de Montes Claros, no Norte do Estado.
Crédito: Divulgação
Com investimentos de cerca de R$ 13 milhões, o reservatório e a estação de tratamento com capacidade para 80 milhões de litros por ano permitirão que a unidade produtiva se torne a primeira indústria farmacêutica do Brasil a utilizar água captada e purificada dentro da própria empresa para produzir medicamentos.
Crédito: Divulgação
O projeto começou a ser desenvolvido em 2021, levando em conta estudos da precipitação média de chuva dos últimos dez anos na região.
Crédito: Divulgação
A iniciativa envolveu não apenas o time de meio ambiente da companhia, como também ONGs, ambientalistas e entidades da região, como conta o diretor de Suporte à Produção da Novo Nordisk, Robison Morais.
Crédito: Divulgação
O sistema também vai proporcionar ganhos em relação à produção. Conforme Morais, a captação vai permitir uma economia de 40% na água fornecida pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) à fábrica.
Crédito: Divulgação
E será utilizada direta e indiretamente na produção da insulina, bem como no sistema de refrigeração e na irrigação das áreas verdes da unidade. Ele destaca que a água após receber o devido tratamento será utilizada, inclusive, na fórmula do medicamento.
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação