ESPECIAL
Pandemia fez surgir novo estilo de vida
Por Daniela Maciel
Crédito: Pexels
Assim como outros conceitos, o nomadismo digital não é exatamente novo, mas ganhou popularidade e novos contornos impulsionado pela transformação digital imposta pela pandemia. O nômade digital é um profissional que aproveita a tecnologia para realizar as tarefas de maneira remota e, ao não depender de uma base fixa para trabalhar.
Crédito: Pexels
Ampliado pela possibilidade do armazenamento de dados em nuvem e pela internet de alta capacidade, o nomadismo digital, aos poucos, deixa de ser uma vantagem apenas dos profissionais da tecnologia da informação (TI) para ganhar adeptos em outras atividades e conquistar a confiança de empresas e lideranças de diferentes setores.
Crédito: Pexels
“O nomadismo é totalmente diferente do trabalho remoto. Os modelos se confundem porque são on-line, e as empresas ainda têm dificuldades com isso. É uma forma de contratar excelentes profissionais em países que têm custo de mão de obra inferior, agregando culturas diversas”, afirma o diretor do Grupo Selpe e NPAWordwice Latam Leader, Robson Barbosa.
Crédito: Divulgação
“Cada vez mais as empresas precisam focar no resultado e não na quantidade de horas trabalhadas. É uma mudança forte de cultura. A pandemia acelerou as características das novas gerações e os RHs precisam trabalhar essa mudança dentro das empresas”, analisa a mentora de estratégia de negócios e construção de carreira Priscila Guskuma.
Crédito: Divulgação
“Para o futuro vejo um mix de profissionais nas empresas, com partes de nômades, home office e nos escritórios. Assim aumenta a chance de produzir mais e melhor do jeito que for mais confortável pra cada um”, avalia o diretor-executivo da Avante Assessoria Empresarial, Benito Pedro Vieira Santos.
Crédito: Nayara Marcelle Sousa Melo
Mais sobre nomadismo digital no site do DC
Crédito: Pexels