Por Mara Bianchetti
Crédito: Mara Bianchetti
Natural de Montes Claros, no Norte de Minas, o deputado Gil Pereira (PSD), está em seu oitavo mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, na atual legislatura, é presidente da Comissão de Minas e Energia.
Crédito: Leonardo Morais
Não por acaso, integrou o secretariado de Antonio Anastasia entre 2011 e 2014, na Pasta de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte do Estado, já que suas principais regiões de atuação política são justamente o Norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha.
Crédito: Leonardo Morais
Por esses e outros motivos, Pereira é a pessoa indicada para comentar não apenas os projetos de energia renovável presentes no Estado, bem como as novas frentes de desenvolvimento que vêm surgindo, nos últimos anos, nestes locais, que também abrigam os menores IDH de Minas.
Crédito: Divulgação CBL
Nesta entrevista exclusiva ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, o deputado recordou projetos que ajudaram a tirar do papel, como o mapa solarimétrico do Estado.
Crédito: Adobe Stock
E citou a barragem de Jequitaí, que chegou a ser licitada, mas não avançou, porque a empresa que assumiu o ativo faliu.
Crédito: Adobe Stock
Segundo ele, o projeto está sendo retomado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) e possivelmente voltará ao mercado em outubro, no formato de parceria público-privada (PPP).
Crédito: Mara Bianchetti
Crédito: Leonardo Morais