Por Michelle Valverde
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC
Crédito: Arquivo
A menor oferta de leite no campo e a maior disputa entre as indústrias, em Minas Gerais, fizeram com que o preço pago aos pecuaristas apresentasse forte alta e batesse recorde em julho.
Crédito: Eduardo Seidl/Palácio Piratini
De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o valor do litro do leite chegou a R$ 3,22 em julho, referente à produção entregue em junho, um avanço de 19,08% no Estado frente ao indicador anterior.
Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC
Em relação ao preço praticado há um ano, o valor atual está 38,14% superior. A tendência para agosto ainda é de preços firmes e uma possível queda nos valores só será possível com o aumento da oferta, que deve acontecer com a retomada das chuvas.
Crédito: Alcides Okubo Filho
O valor do leite captado em junho de 2022 e pago aos produtores em julho subiu 19,1% frente ao mês anterior, chegando a R$ 3,19 por litro na média Brasil líquida do Cepea.
Crédito: Nacho Doce /Reuters