Safra mineira de grãos baterá novo recorde

Por Michelle Valverde

Crédito: Bayer CropScience 

A safra mineira de grãos 2020/2021 será recorde. A previsão é colher 17,5 milhões de toneladas, 14% a mais que as 15,3 milhões de toneladas registradas no ano anterior - até então, o maior volume produzido no Estado. O principal destaque será a soja, que teve o plantio estimulado pela forte demanda e pela valorização dos preços.

Crédito: Divulgação

A expectativa é colher o maior volume da história de Minas Gerais, chegando a 7 milhões de toneladas de soja, superando em 13,8% a safra anterior. A produção de milho também ficará 17,2% maior e pode alcançar 8,8 milhões de toneladas.

Crédito: Emater

Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e mostram ainda que com os preços remuneradores no mercado de grãos, a área plantada em Minas Gerais foi expandida em 14,9% e somou 4 milhões de hectares. Com o clima mais seco e chuvas menos abundantes, é esperada queda de 0,8% na produtividade, que pode chegar a 4,36 toneladas por hectare.

Crédito: Divulgação/Abrapa

“Os EUA estão na segunda posição entre os maiores produtores de soja (atrás do Brasil). A produção menor que a esperada, somada aos estoques muito baixos no mundo e a forte demanda, faz com que os preços continuem reagindo tanto no mercado externo como interno. Além disso, o dólar valorizado eleva os preços no Brasil”, explica o superintendente de Inteligência e Gestão da Oferta da Conab, Allan Silveira,

Crédito: Paulo Whitaker/Reuters

Mais informações  no site do DC

Crédito: Divulgação

diariodocomercio.com.br