Por Juliana Sodré
Crédito: Adobe Stock
Crédito: Adobe Stock
O presidente da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), Daniel Sucupira, clama por mais diálogo por parte do governo de Minas quanto à implantação do Vale do Lítio.
Crédito: Acervo CBL
“Estamos vendo a movimentação de caminhões, o aumento da especulação imobiliária e não fomos chamados para discutir a implantação do Vale, as matrizes de investimentos”, diz Sucupira, que também é prefeito de Teófilo Otoni (PT-MG).
Crédito: Adobe Stock
Segundo ele, a intenção é que não se repitam agora erros já registrados no passado em outros ciclos econômicos quando houve explorações e nada foi deixado de legado ou investimento para a região, como foi o caso da exploração da madeira, das gemas e do ouro.
Crédito: Mara Bianchetti
“A gente sabe o potencial fantástico que nossa região tem e queremos uma exploração que possa trazer benefícios. Nosso objetivo é implantar o modelo mais sustentável e socialmente justo para nossa região”, afirma.
Crédito: Adobe Stock
Outro exemplo de iniciativa própria ressaltada por Sucupira é a participação nos dias 8 e 9 de agosto do XII Seminário Internacional Lítio na região da América do Sul, que foi realizado na Argentina.
Crédito: Mara Bianchetti
Por meio da Frente Mineira de Prefeitos, ele convidou todos os gestores das cidades que integram o Vale do Lítio e onze formaram a caravana para o país vizinho.
Crédito: Adobe Stock