Idealizado por Andressa Molinari e Magali Alvarenga, WiCar visa um mundo mais sustentável - Crédito: Divulgação

Há pouco mais de um ano no mercado, a startup mineira WiCar conquista os belo-horizontinos com mais uma possibilidade de delivery: o serviço de estética e manutenção automotiva. A empresa conecta profissionais especializados em uma série de serviços ao proprietário do veículo, seja na residência ou no local de trabalho. O empreendimento, idealizado pelas sócias Andressa Molinari e Magali Alvarenga, visa um mundo mais sustentável, oferecendo serviços de lavagem ecológica utilizando apenas 350ml de água e um valor competitivo, a partir de R$ 30. A startup ainda possui um aplicativo que pode ser baixado pela App Store ou Google Play e já tem mais de 60 pontos de atendimento em Belo Horizonte.

E é por isso que a Wicar não para de crescer. No último mês, a marca fechou parceria com o Extra do bairro Belvedere, localizado na região Centro-Sul da capital mineira. A expectativa é atender mais de 40 carros diariamente no local e economizar 16.000 litros de água por dia. Para o próximo ano, as sócias pretendem expandir o negócio para os estados de São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco, além de aumentar em 30% a capacidade de atendimento em Belo Horizonte.

“Se temos como nossos pilares a satisfação do cliente e a melhoria constante do nosso trabalho, o crescimento da Wicar é uma aposta que faço sem medo. Já estamos colhendo ótimos resultados em Belo Horizonte e agora é concentrar nossos esforços na expansão, sem deixar de lado a qualidade do serviço”, afirma Alvarenga.

Mercado de aplicativos em alta – O Brasil é o segundo mercado de aplicativos que mais cresce no mundo. Segundo levantamento do Adjust, empresa de análise e prevenção de fraudes do setor, nosso País está atrás apenas da Indonésia. No último ano, a empresa lançou o seu relatório Global Apps Trends sobre o cenário mundial do setor. O Brasil aparece em segundo, pontuando 9,39, enquanto a Indonésia marcou 17,6 pontos. A Coreia do Sul vem coladinha no Brasil, com pontuação de 9,11.

“As companhias devem evoluir conforme os costumes da sociedade. Então, assim como já existem inúmeras possibilidades de delivery na palma da mão, na Wicar não poderia ser diferente. Afinal de contas, diante de uma rotina atribulada de tarefas, o consumidor quer contratar os serviços pelo celular, conforme sua disponibilidade de horário e, é claro, deseja que o prestador vá até onde ele estiver”, destaca Molinari, fundadora e CMO da Wicar.

Alternativa para o desemprego – Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de fevereiro a abril de 2019, o número de pessoas sem trabalho no país chegou a 13,2 milhões. Paralelamente, outro estudo do Instituto revelou que, frente às dificuldades em se trabalhar com carteira assinada, 3,8 milhões de brasileiros têm a sua fonte de renda trabalhando em serviços por aplicativo.

“As relações de trabalho têm mudado muito nos últimos anos e a tecnologia contribui muito nesse sentido. Na Wicar, ampliamos esse leque de oportunidades não somente para as empresas que já prestavam serviços automotivos anteriormente, mas também para pessoas físicas que fazem esse serviço. Tudo isso com acompanhamento dos profissionais responsáveis pelo atendimento”, explica Alvarenga.

Seed – A Wicar foi acelerada pelo Startups and Entrepreneurship Ecosystem Developmen (Seed), agente responsável pelo fomento do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), o Seed é parte do Minas Digital, uma série de iniciativas governamentais, parcerias e rede de networking que busca impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores e fortalecer a cultura empreendedora no Estado.

Molinari explica que a Wicar participou do programa por seis meses de atividades intensas, que incluíram mentorias personalizadas, eventos e difusão, trabalho no escritório compartilhado entre outras, que contribuíram para fortalecer as características empreendedoras da marca.

“No período, fomos selecionadas junto com mais 39 startups. É gratificante saber que conseguimos participar do projeto do Seed, única iniciativa deste tipo mantida com recursos públicos no país. Todos os selecionados trabalharam duro para potencializar a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades, apoiados pelo ecossistema empreendedor local, nacional e mundial. Desde então, a Wicar se motiva diariamente para impulsionar o negócio, baseada na lógica da startup e seus benefícios para o público”.

Acessível e sem preocupações – Se antes a lógica dos negócios era gastar os recursos naturais, a ordem agora é economizar. Na Wicar, todo material e equipamento de trabalho são de responsabilidade da empresa. Conectado ao celular, o dono do automóvel agenda o atendimento, em qualquer endereço de Belo Horizonte, para receber o serviço. E o melhor: o pagamento do serviço é feito no próprio aplicativo. Tudo fácil, rápido e seguro. “A ideia do delivery é uma realidade sem volta entre as empresas prestadoras de serviços, pois propicia ao cliente soluções práticas, inovadoras e que representam economia ao final do atendimento”, destaca Molinari.

Além da lavagem a seco, o proprietário do veículo pode solicitar serviços de lavagem técnica de motor, higienização de estofados, higienização de ar condicionado, hidratação de bancos de couro, polimento, cristalização, limpeza de estofados, impermeabilização de bancos, entre outros. Em pouco tempo, esse profissional especializado e selecionado a partir de critérios rígidos vai à garagem de casa, do escritório, ou onde o cliente quiser para executar os serviços.

“Nossos clientes não precisam se preocupar com nada, já que a execução do trabalho é acompanhada remotamente, por um gerente de conta, para transformar a prestação do serviço na melhor experiência possível”, finaliza Alvarenga. (Da Redação)