Encontro será realizado nesta quinta-feira (3) no Centro de Inovação e Tecnologia – Senai/Fiemg, e conectará coordenações dos programas prioritários e empresas do segmento | Crédito: DIVULGAÇÃO

Para apresentar as potencialidades do Programa Rota 2030, identificar as demandas do setor automotivo e promover conexões para o desenvolvimento de projetos, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) realiza o Workshop Rota 2030 nessa quinta-feira (3), no Centro de Inovação e Tecnologia – Senai/Fiemg.

O evento vai reunir representantes das coordenadoras dos programas prioritários do Rota 2030, de Institutos de Ciência e Tecnologia, de empresas da cadeia automobilística, dos setores de aços e derivados, máquinas e equipamentos, materiais eletrônicos, produtos de metal e artigos de borracha e plástico, entre outras áreas interessadas.

Será uma oportunidade para que a indústria conheça as diretrizes do programa, requisitos, benefícios e, também, levantem potenciais soluções tecnológicas para ampliar o desenvolvimento e elevar a produtividade e competitividade.

Durante o workshop a Fundep apresentará dois programas prioritários do Rota 2030 sob sua coordenação:

Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas – que objetiva habilitar competências e reestabelecer a competitividade das ferramentarias brasileiras, certificando-as como fornecedores globais de ferramentas de alto valor agregado. A coordenação técnica é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Clique aqui e saiba mais.

Propulsão, Biocombustíveis e Segurança veicular – que objetiva o desenvolvimento de tecnologias para cada uma dessas áreas, oferecendo ao mercado soluções de power train mais modernas e conta com a coordenação técnica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Centro Universitário FEI e Universidade Estadual do Ceará (Uece). Clique aqui e saiba mais.

Estão confirmadas as empresas Fiat Chrysler Automobiles (FCA), General Motors (GM), Ford e muitas outras ligadas ao Sistema da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Rota 2030

Promovido pelo Governo Federal, o Rota 2030 tem como objetivo estimular o desenvolvimento da indústria automotiva nacional, por meio da redução de impostos e outros benefícios para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do setor.

A expectativa é que o investimento do programa seja de R$200 milhões por ano distribuído na geração e aplicação de inovações tecnológicas, como projetos de carros elétricos, biocombustíveis, digitalização de produção e manufatura 4.0, visando o aumento da produtividade da cadeia automotiva e de sua competitividade em escala global.