Agricultura familiar acerta parceria com Carrefour

24 de junho de 2021

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Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Os produtos do Cerrado mineiro serão comercializados nas lojas do supermercado Carrefour, no Distrito Federal. A oportunidade de apresentar e vender os itens na rede supermercadista foi alcançada, em Minas Gerais, pela Cooperativa Regional de Base na Agricultura Familiar e Extrativismo (Copabase), em Arinos, região Noroeste de Minas Gerais, através da parceria entre a multinacional e a Central do Cerrado – cooperativa que reúne diversas organizações comunitárias, incluindo a Copabase.

As expectativas em relação à oportunidade são positivas, e a Copabase começa a colher os frutos da reestruturação feita na gestão e nos processos para ampliar a participação no mercado privado, reduzindo a dependência das vendas voltadas para os programas de governo. 

De acordo com os dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a parceria firmada com a Central do Cerrado, cerca de 30 produtos da região do Cerrado serão comercializados nas lojas do Carrefour. Dentre eles estão a castanha de baru, polpa de fruta congelada, açafrão (cúrcuma), urucum, farinha de mandioca, óleo de coco, babaçu orgânico e açúcar mascavo.  A Copabase irá fornecer polpas de frutas e castanha de baru.

Todos os itens terão o selo da agricultura familiar e são cultivados com base na economia solidária. Os itens extraídos no Cerrado serão ofertados na seção “Da Nossa Terra”, espaço destinado a agricultores que profissionalizaram seus processos produtivos tanto dentro quanto fora da porteira.

Segundo a analista técnica do Sebrae Minas Daniele Moreira, a oportunidade de atender à demanda do Carrefour é resultado do trabalho desenvolvido pela Copabase em parceria com o Sebrae Minas. Através de consultoria especializada, foi feita a remodelagem da política comercial e estratégica com o intuito de abrir novos mercados.

“Começamos o trabalho com a Copabase em 2019, atendendo a uma demanda que partiu da própria cooperativa. Auxiliamos na gestão interna no que diz respeito à comercialização, desenvolvimento de embalagens, logística, definição de mercados estratégicos e posicionamento no mercado. Além disso, a gestão interna também foi trabalhada. Tudo isso foi muito importante para que a cooperativa pudesse participar – através da Central do Cerrado – do fornecimento de produtos para o Carrefour”, explicou Daniele. 

O diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Lucio Vicente, ressalta a importância da parceria, explicando que ela integra um compromisso global da empresa de democratizar o acesso à alimentação saudável. 

“A parceria do Carrefour com a Central do Cerrado é de importância central para a companhia. Por meio dela, ao mesmo tempo em que contribuímos para a aceleração de negócios comunitários, fortalecemos o Act for Food, compromisso global do Grupo Carrefour que tem o objetivo de tornar a alimentação saudável acessível a todos. Dentre as diversas ações realizadas nesse sentido, trabalhamos para a ampliação da oferta de produtos frescos e saudáveis em nossas lojas, respeitando e valorizando as regionalidades. Nisso se insere o trabalho conjunto com a Central do Cerrado”, afirma.

Cooperativa está exportando castanha de baru para os EUA | Crédito: Mapa/Divulgação

Copabase já tem novos negócios em vista

O fornecimento de produtos do Cerrado para o Carrefour é uma das muitas oportunidades que vêm surgindo para a Copabase. A cooperativa, com toda a reestruturação, selo da agricultura familiar e produtos cultivados com base na economia solidária, também está exportando a castanha de baru para os Estados Unidos. Os primeiros embarques já foram feitos e somaram cerca de 8 toneladas. Também está em negociação o fornecimento de produtos para a rede Pão de Açúcar. 

“Esta oportunidade de exportar para os Estados Unidos é fruto de todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos. Com os novos mercados, a agricultura familiar na região será estimulada, haverá maior geração de empregos e renda, o que movimenta toda a região. Todo o trabalho desenvolvido chega até as famílias ligadas à cooperativa, que hoje são mais de 100, trazendo riquezas”.

A gestora e coordenadora da Copabase, Dionete Figueiredo Barboza, explica que o acordo com o Carrefour é importante e atende à meta da cooperativa em atuar com mais força no mercado privado do varejo, reduzindo a dependência dos programas de compras governamentais. Antes da pandemia de Covid-19, cerca de 80% do faturamento da Copabase vinha do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que foi muito prejudicado pela pandemia. A diversificação se tornou ainda mais necessária para a sobrevivência da cooperativa e das famílias cooperadas.

“A cooperativa passou por muitas dificuldades, principalmente, com a pandemia. Desde 2018 e 2019, já pensávamos na necessidade dos pontos de venda no mercado privado. Com a parceria com o Sebrae, nos preparamos para isso. Repaginamos a marca, as embalagens, os rótulos. Nos estruturamos e buscamos as oportunidades. A parceria com o Carrefour é uma grande oportunidade não só para a Copabase, mas para as várias cooperativas da agricultura familiar que fazem parte da rede Central do Cerrado. Acreditamos que esta parceria vai trazer muitos bons resultados futuros para os negócios”, disse Dionete.

Dentre os produtos que serão fornecidos estão as polpas de frutas e a castanha de baru. Nos últimos anos, a cooperativa investiu na ampliação da produção de frutas, na assistência técnica e na transição das práticas convencionais para as agroecológicas.

“A nossa agroindústria de polpa tem um potencial gigante. Ainda temos unidade beneficiadora de mel e os frutos do Cerrado, feito através do extrativismo sustentável que também visa à conservação do Cerrado. Nosso carro-chefe é o baru, que já é hoje motivo de um trabalho muito mais amplo nas regiões Norte e Noroeste de Minas. Também temos feito um trabalho de exportação, com parceria da Central do Cerrado, para os Estados Unidos, e a gente está com proposta de continuidade das remessas nos próximos cinco anos”.

Ainda segundo Dionete, hoje a Copabase conta com 100 famílias associadas e mais de 300 famílias são indiretamente envolvidas com os trabalhos da cooperativa, principalmente, na cadeia do baru. A Copabase atua em cerca de dez municípios da região Noroeste de Minas.

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