Coronavírus

Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global

A Covid-19 representava seu nível mais alto de alerta há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020 e matou mais de 6,9 milhões de pessoas

5 de maio de 2023

img
A Covid-19 veio para ficar, disse a OMS, mesmo que não represente mais uma emergência | Crédito: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Distribuição via REUTERS

Londres – A Covid-19 não representa mais uma emergência de saúde global, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira, um grande passo para o fim da pandemia que matou mais de 6,9 milhões de pessoas, paralisou a economia global e devastou comunidades.

O comitê de emergência da OMS declarou pela primeira vez que a doença representava seu nível mais alto de alerta há mais de três anos, em 30 de janeiro de 2020. O status ajuda a concentrar a atenção internacional na ameaça à saúde, além de reforçar a colaboração em vacinas e tratamentos.

Retirar a declaração é um sinal do progresso que o mundo fez nessas áreas, mas a Covid-19 veio para ficar, disse a OMS, mesmo que não represente mais uma emergência.

A taxa de mortalidade diminuiu de um pico de mais de 100.000 pessoas por semana em janeiro de 2021 para pouco mais de 3.500 na semana até 24 de abril, segundo dados da OMS.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail