BH ganha escola de futebol oficial da Inter
31 de agosto de 2021 às 9h20
Máquina de sonhos e de dinheiro, o futebol segue como uma paixão planetária. O relatório “O Impacto do Futebol Brasileiro”, idealizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e realizado pela consultoria EY, em 2019, apontou que o futebol movimenta R$ 52,9 bilhões na economia do País, o que representa 0,72% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, mostrando que R$ 37,8 milhões são de efeitos indiretos.
Um levantamento feito ao fim do campeonato nacional de futebol do mesmo ano, com base nos dados dos 16 maiores clubes nacionais, o mercado do futebol no País movimentou R$ 6,8 bilhões, um valor quase 18% maior do que o registrado em 2018 (R$ 5,7 bilhões).
De olho em uma oportunidade de negócios que vai muito além das arquibancadas, a Inter de Milão, clube italiano, mira no Brasil com suas escolinhas de futebol. A Inter Academy Brazil já tem mais de 50 unidades espalhadas pelo País e foca em Minas Gerais para fazer crescer a rede. Após a inauguração da primeira unidade na Capital – região da Pampulha – a meta é ter 40 escolas no Estado até o fim de 2022.
De acordo com o diretor executivo da Inter Academy Brazil, Marcelo Bernardo, o modelo de negócios é o de licenciamento, sem pagamento de taxas ou royalties. O investimento de R$ 20 mil é realizado em equipamentos. A marca oferece treinamento em gestão e metodologias do clube italiano. A receita vinda das matrículas fica com o parceiro local e a Academy ganha sobre a venda de produtos oficiais e experiências com a marca Inter de Milão.
“Como o Estado é muito grande e com clubes que estão tornando suas marcas importantes, a capacidade de abertura é muito interessante, fugindo do clubismo regional. O Atlético, por exemplo, no lançamento do seu fan token, vendeu em 120 países em apenas nove minutos, sinalizando um grande mercado. O esporte é um grande propulsor de negócios e a Inter é um dos maiores clubes do mundo. Nosso projeto é um suporte ponta a ponta para o parceiro: do plano de negócios ao dia a dia da operação. O parceiro regional só investe o básico no material da academia. Indicamos o negócio para cidades acima de 100 mil habitantes, mas existem casos de cidades menores com renda per capita que comportam uma escola”, explica Bernardo.
O projeto é focado na formação completa do jovem como cidadão e não apenas como esportista. A ideia é utilizar o futebol na formação de meninos e meninas. No caso do surgimento de um grande talento ele pode ser indicado para clubes brasileiros.
A possibilidade de um adolescente conquistar uma bolsa de estudos dentro ou fora do Brasil por meio do esporte encanta o gestor.
“Claro que a parceria possibilita a chance de fazer conexões com o mundo do futebol internacional, mas esse não é o nosso principal objetivo. Não somos agentes esportivos. Podemos indicar para clubes daqui e, claro, vamos continuar acompanhando esse jovem. No futuro ele pode interessar à Inter e aí podemos facilitar o contato, mas essa é apenas uma possibilidade, não é esse o nosso produto. A ideia de que um jovem atleta pode ter a vida acadêmica facilitada é muito mais próxima para ambos os sexos. Um dos nossos desejos é ajudar, em especial, as meninas a praticarem o futebol, modalidade que tem recebido fortes investimentos da Inter”, frisa o empresário.
Fonte importante de receita para o licenciado e a marca é a venda de produtos autorizados. O lugar pode oferecer produtos oficiais e licenciados, exibindo marcas como Nike e Lenovo, por exemplo. Outro destaque são as experiências.
“Milão hoje é a principal porta de entrada da Europa. É uma cidade com oportunidades incríveis para todo tipo de turista. Estamos formatando viagens exclusivas, diferentes dos pacotes tradicionais para explorar a região em parceria com a Inter, envolvendo toda a família, inclusive aqueles que se interessam um pouco menos por futebol”, destaca o diretor executivo da Inter Academy Brazil.