CCR assume neste domingo operações do Aeroporto da Pampulha

Grupo estaria buscando liberação para voo interestadual

30 de abril de 2022 às 0h29

img
Crédito: Carlos Alberto/Imprensa MG

A CCR Aeroportos assume de vez as operações do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade – mais conhecido como Aeroporto da Pampulha -, no domingo, 1º de maio. O grupo vai administrar o terminal por 30 anos, com investimentos da ordem de R$ 151 milhões. Estão previstos esforços para manutenção e revitalização das estruturas, com destaque para a drenagem – dado o histórico de alagamentos do saguão em períodos chuvosos. 

A ideia é transformar o aeródromo no principal centro de aviação executiva do País. Inicialmente com autorização apenas para os chamados voos microrregionais, ou seja, aqueles que ligam a capital mineira ao interior do Estado, a informação é de que o grupo também pretende preparar o Aeroporto da Pampulha para receber voos interestaduais.

Segundo o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, a CCR já estaria levantando os trâmites necessários para obter a autorização junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para voos interestaduais. A reportagem procurou tanto o órgão regulador quanto a empresa para confirmar a informação. A Anac disse que responde apenas pelos quesitos técnicos e que a suspensão dos voos regulares partiu de uma decisão governamental da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do  Ministério da Infraestrutura. Já o grupo disse que “prefere não comentar o assunto no momento”.

Assinado em fevereiro deste ano com o Governo de Minas, o contrato de concessão do Aeroporto da Pampulha prevê, entre outros pontos, a construção de um terminal de aviação geral, sistema de pistas de táxi, recuperação parcial do pavimento da pista e preparação para novos hangares. O acordo abarca também a praça Bagatelle e as casas ao redor. Até poucos anos as moradias eram ocupadas por militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que trabalhavam no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar) e que foram transferidos para Lagoa Santa (Central) juntamente com o quartel.

Conforme Marcato, o trabalho até aqui foi de transição, em que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) passou detalhes e orientações acerca da administração do Aeroporto da Pampulha. Agora os investimentos terão início de fato. Ele lembrou que já nos primeiros 36 meses de operação serão aportados R$ 65 milhões em adequações e melhorias da área concedida, especialmente na drenagem.

“O quanto antes eles priorizarem essas estruturas, melhor para eles, para o governo e para a população, pois vai atrair voos e movimentar a região. Além disso, eles estão preparando um plano de desenvolvimento imobiliário e comercial para o entorno do terminal e melhor aproveitamento dos hangares. A ideia proposta é que se tenha ali um centro comercial e de restaurantes de forma que a região ganhe uma espécie de centro de convivência. Falta algo assim na Pampulha”, disse.

Primeiras ações no Aeroporto da Pampulha

Segundo a CCR, as primeiras ações vão ocorrer na requalificação da infraestrutura, na sinalização, pintura, aplicação de nova identidade visual, higiene e limpeza. Simultaneamente à operação e às primeiras intervenções, relacionadas às obrigações previstas no contrato de concessão, a empresa também vai refinar os cronogramas e projetos de investimentos. A companhia também já está em contato com parceiros, analisando oportunidades para a viabilização de oportunidades e negócios.

“A CCR Aeroportos tem como objetivo contribuir para potencializar ainda mais o desenvolvimento sustentável de Belo Horizonte, impulsionando negócios, gerando empregos e renda. Temos como pilares de nossa gestão a segurança, eficiência e as boas experiências de nossos clientes”, disse a CEO da CCR Aeroportos, Cristiane Gomes.

Este é o 16º aeroporto que a companhia começa a administrar em 2022. Em março, já havia assumido outros 15 aeroportos, conquistados na 6ª Rodada de Concessões Aeroportuárias do Governo Federal, tornando-se a maior operadora em número de aeroportos no País.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail