Missão aos Emirados Árabes Unidos

Conteúdo Patrocinado / Publicitário

Fiemg lidera missão empresarial em Dubai

Empresários, liderados pela Fiemg, participam de evento em busca de oportunidades no exterior
Dubai
Expo Dubai terá um espaço dedicado ao Estado entre os dias 17 e 25 de novembro com a realização da Exposição “Minas Gerais” no pavilhão Brasil | Crédito: Reprodução / Facebook

Uma missão com empresários brasileiros desembarcou em Dubai para ter acesso ao que há de melhor e mais avançado em inovação e projetos sustentáveis. Liderados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), eles participam, entre 12 e 20 de novembro, da Expo Dubai, exposição universal que segue até março de 2022, nos Emirados Árabes Unidos. 

“É uma oportunidade para ver o que está acontecendo na vanguarda do mundo em termos de inovação tecnológica e sustentabilidade e poder conectar essas soluções com a nossa indústria. Os industriais mineiros vão poder se atualizar em seus respectivos setores, fazer negócios, além de levar uma parte da nossa cultura ao evento”, informou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

O evento tem três vertentes: sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. O pavilhão Brasil, na Expo Dubai, tem uma área de 3,7 mil m². O País está inserido na vertente sustentabilidade e mostrará ao mundo a diversidade e seus potenciais agrícolas, industriais e tecnológicos.

“O Brasil tem muitas iniciativas de vanguarda em vários setores, mas, infelizmente, não têm sido devidamente mostradas lá fora. São diversos segmentos da indústria e do setor agropecuário com emissões negativas de carbono, por exemplo, entre outras iniciativas e ações que representam ótimos modelos de sustentabilidade e tecnologia para o mundo. Essa divulgação dos nossos potenciais, certamente, vai gerar mais segurança aos investidores e, consequentemente, trazer mais investimentos para o nosso País”, destacou o presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), Fábio Sacioto, que também integra a missão brasileira.

Entre os vários compromissos na Expo Dubai, empresários brasileiros terão a oportunidade de realizar grandes experiências em tecnologia e soluções verdes, entre elas, visitar a Masdar City, cidade localizada no meio do deserto, que promete ser a mais sustentável do mundo. Masdar City realiza diversas ações com o objetivo de tornar-se neutra em emissão de CO2. 

Arte: Divulgação/Fiemg
Arte: Divulgação/Fiemg

Minas Gerais e nióbio em Dubai

Um dos espaços no pavilhão Brasil da Expo Dubai será dedicado ao Estado. A Exposição “Minas Gerais” apresentará, entre 17 e 25 de novembro, as forças, as riquezas e como o Estado trabalha para construir um futuro de desenvolvimento sustentável. No espaço, representantes mineiros levarão um pouco da história local, a cultura e a culinária, assim como produtos e serviços com visão do futuro.

Mas um dos principais destaques mineiros na exposição dos Emirados Árabes, e também a “menina dos olhos” de todos os países quando o assunto é sustentabilidade, é o nióbio. O elemento possibilita a concepção de materiais avançados para a construção de cidades mais inteligentes, da infraestrutura à geração de energia.

“Minas Gerais é o maior produtor mundial de nióbio, que é um grande aliado para a inovação e competitividade das indústrias. Identificar novos parceiros e tecnologias nessa área é de ampla importância para o nosso segmento”, observou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe.

Representantes da mineira CBMM, líder mundial da produção de nióbio, estarão na missão brasileira em Dubai. O objetivo é compartilhar as mais recentes evidências da companhia ligadas à desmaterialização no setor de infraestrutura e à eletrificação, com tecnologias de nióbio, para baterias de íons de lítio.

“Temos diversos exemplos de construções icônicas com nióbio ao redor do mundo, como a ponte de Millau, a mais alta do mundo, localizada na França, ou a ponte Zandhazen, a mais longa da Europa, localizada nos Países Baixos. Em Pequim, na China, o edifício Zun Tower, um dos mais altos do planeta, com 528 metros, é duas vezes mais resistente a abalos sísmicos do que um prédio convencional graças à utilização de aço microligado ao nióbio em sua estrutura”, explicou o  gerente de desenvolvimento de mercado da CBMM, Leonardo Silvestre.

Já na frente de mobilidade elétrica, a CBMM tem mais de 40 projetos em parceria com universidades, institutos de pesquisa e empresas ao redor do mundo para o desenvolvimento de baterias de íons de lítio com nióbio. “Essas baterias contam com características exclusivas de recarga ultrarrápida, em menos de dez minutos; mais estabilidade, com menor risco de explosão; e maior vida útil”, destacou o gerente de produtos de baterias da companhia, Rogério Ribas.

A Expo Dubai teve início no dia 1º de outubro e terá duração até 31 de março de 2022. O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), também têm agenda prevista na exposição mundial.

Saiba mais sobre o programa Missão aos Emirados Árabes Unidos

produto_5520201635320

Missão aos Emirados Árabes Unidos

A FIEMG vai levar a indústria mineira para a Expo Dubai. Um dos mais importantes e tradicionais eventos de inovação e negócios do mundo. Vamos conectar o nosso estado ao que existe de mais moderno e sustentável na indústria global, atualizando os setores produtivos que movem a nossa economia, atraindo investimentos, realizando negócios e levando um pouco da nossa cultura para visitantes de dezenas de países. Uma oportunidade única para mostrar Minas para todo o mundo. E fazer bons negócios com o mundo todo.