Regional Cidades

Ubá vai construir barragem de R$ 65 milhões para conter enchentes

Estrutura vai armazenar até 900 mil m³ e reduzir área inundável a 30 hectares

2 min de leitura
Imagem aérea de barragem em Ubá usada como referência no projeto de contenção de cheias
Foto: Reprodução/Instagram/@professorjosedamato

Uma barragem de detenção de cheias vai ser construída em Ubá, na Zona da Mata mineira, para conter o avanço das inundações sobre a área urbana. A obra integra um projeto de macrodrenagem com cerca de R$ 65 milhões do Novo PAC, programa federal de infraestrutura urbana, e foi adaptada após o que a gestão municipal classifica como a maior enchente da história recente do município. O anteprojeto está em fase de elaboração.

✅ Siga o nosso canal no WhatsApp

Barragem em Ubá terá capacidade para reter até 900 mil m³ de água

Segundo dados apresentados pela prefeitura, a estrutura terá cerca de 10 metros de altura e capacidade de retenção entre 600 mil e 900 mil m³ de água. Com a barragem em operação, a área potencialmente inundável ficará em até 30 hectares.

O prefeito Professor José Damato divulgou a iniciativa em seu perfil pessoal nas redes sociais. No mesmo vídeo, um dos técnicos responsáveis pelo projeto informou que o dimensionamento seguirá o padrão de recorrência de enchente de 10 mil anos, exigido pela Lei Federal de Segurança de Barragem.

Os recursos foram aprovados pelo Governo Federal no final do ano passado, com intermediação do deputado federal Reginaldo Lopes, segundo a gestão municipal.

Plano Diretor vai nortear as próximas obras de drenagem

Em paralelo à barragem de detenção de cheias, a Prefeitura de Ubá contratou um Plano Diretor de Drenagem e Controle de Cheias no mesmo contrato da barragem, segundo a gestão municipal. O documento vai estabelecer as diretrizes para o controle das inundações e balizar as próximas intervenções no município.

A gestão municipal prevê consulta pública ao longo do processo e espera ter o projeto concluído em breve para iniciar a licitação da obra.

Conteudos relacionados

Cidades

Uberaba designa mais de 300 professores temporários para Educação em meio a queixas por falta de docentes

Cidades

Procon Uberlândia regulariza pagamentos de estagiários e rescinde contrato com empresa responsável pelos atrasos

Geral

BH vira um pedacinho da Itália neste fim de semana: festa tradicional reúne gastronomia, músicas e danças folclóricas