Ouro Preto recebe nesta quinta-feira (20) a oficina de Comunicação Assertiva, atividade gratuita voltada a mulheres que já empreendem ou pretendem abrir um negócio. O encontro será realizado das 18h às 22h, na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), na Rua São José, 132, no Centro. As inscrições são feitas diretamente pela entidade.
✅ Siga o nosso canal no WhatsApp
A atividade faz parte da programação Dia Delas, promovida pelo Sebrae Minas entre os dias 17 e 20 de agosto em diferentes cidades da região central do estado. A iniciativa marca o Dia Nacional da Mulher Empresária, celebrado em 17 de agosto, e reúne oficinas, palestras, capacitações e atividades de networking voltadas ao empreendedorismo feminino.
Em Ouro Preto, a oficina de Comunicação Assertiva encerra a programação local do Dia Delas. A cidade já recebeu, na segunda-feira (17), o Café com Elas e uma palestra sobre acesso ao crédito, realizados na ACEOP, além de uma oficina de Inteligência Emocional na Sala Mineira do Empreendedor, no bairro Pilar.
O que é a oficina de Comunicação Assertiva
A oficina está inserida em uma programação de capacitação voltada ao desenvolvimento profissional de mulheres que estão à frente de negócios ou planejam empreender. O tema da Comunicação Assertiva está relacionado à forma como informações, opiniões e necessidades são apresentadas de maneira clara e objetiva, considerando também a escuta e o respeito durante as interações.
Materiais de capacitação do próprio Sebrae sobre o assunto relacionam a comunicação assertiva à expressão clara de ideias e necessidades, sem desconsiderar os direitos e pontos de vista das outras pessoas. A habilidade também aparece associada a situações de negociação, relacionamento profissional e gestão de conflitos.
No ambiente empresarial, a comunicação faz parte de diferentes etapas da atividade, desde o contato com clientes e fornecedores até a relação com parceiros, funcionários e outros empreendedores. O Sebrae também possui conteúdos específicos que relacionam a comunicação às vendas e à percepção de valor de produtos e serviços.
A programação em Ouro Preto, portanto, integra uma agenda mais ampla de formação para mulheres empreendedoras, com temas que passam por comportamento, gestão, crédito e relacionamento profissional.
Dia Delas reúne atividades em cidades de Minas
A programação do Dia Delas não está concentrada em Ouro Preto. Entre os dias 17 e 20 de agosto, o Sebrae Minas organizou atividades em diferentes municípios da região central, incluindo Belo Horizonte, Contagem, Sete Lagoas, Congonhas, Ouro Branco e outras cidades.
Em Ouro Branco, por exemplo, a programação incluiu o Conecta Mulher, com painel de lideranças femininas e palestra. Já em Sete Lagoas, houve uma oficina sobre poder e influência. A agenda também reúne ações em outras cidades, com formatos que incluem palestras, oficinas e encontros empresariais.
O Dia Delas é realizado em torno do Dia Nacional da Mulher Empresária, criado em 2023 para reconhecer a participação das mulheres na economia e dar visibilidade aos desafios enfrentados por elas na condução dos negócios. Em 2025, o Sebrae Minas também realizou uma mobilização estadual com atividades presenciais e on-line voltadas ao público feminino.
Empreendedorismo feminino supera 1 milhão de negócios em Minas
A realização de atividades de capacitação ocorre em um cenário de forte presença feminina entre os pequenos negócios mineiros. Dados divulgados pelo Sebrae Minas em 2026, com base em informações da Receita Federal, apontam que mais de 40% dos cerca de 2,6 milhões de pequenos negócios ativos no estado são liderados por mulheres. Isso representa mais de 1 milhão de empresas sob comando feminino.
Minas Gerais aparece em segundo lugar no país nesse indicador, atrás apenas de São Paulo. Entre os segmentos com maior presença de empreendedoras estão Serviços e Comércio, que concentram a maior parte dos negócios liderados por mulheres no estado.
O crescimento também aparece nos dados nacionais. Segundo levantamento do Sebrae baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o Brasil chegou a 10,4 milhões de mulheres donas de negócios em dezembro de 2025, o maior número da série histórica. O contingente cresceu 27% em dez anos, passando de 8,2 milhões em 2015 para o patamar registrado no fim de 2025.