O trabalhador brasileiro já começou a semana um pouco mais feliz pensando que quinta-feira, dia 1º de maio, é feriado nacional por causa do Dia do Trabalho. Mas e a sexta-feira, dia 2 de maio? Você já volta para o batente ou consegue esticar um pouco o descanso?
O dia 2 de maio não é feriado, mas, em 2025, a data é ponto facultativo, como estabeleceu o governo federal em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda (28). De acordo com a portaria, o dia será ponto facultativo em “unidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional localizadas em estados, no Distrito Federal ou em municípios”, que também decretarem o ponto, explica o g1.
Em dia de ponto facultativo, os servidores públicos são dispensados sem desconto na remuneração. No caso do setor privado, o ponto facultativo faz pouca diferenças. As empresas não são obrigadas a liberar os funcionários, mas muitas optam por esticar o descanso do dia 1º. A decisão fica a cargo da empresa.
O dia 1º de maio, que celebra o Dia do Trabalho, é feriado nacional no Brasil desde uma medida assinada pelo presidente Arthur Bernardes, lá em 1924.
Calendário de feriados nacionais de 2025
1º de janeiro (quarta) – Confraternização Universal;18 de abril (sexta) – Sexta-feira Santa;21 de abril (segunda) – Tiradentes;- 1º de maio (quinta) – Dia do Trabalho;
- 19 de junho (quinta) – Corpus Christi;
- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil;
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (domingo) – Finados;
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República;
- 20 de novembro (quinta) – Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (quinta) – Natal.