A semaglutida, o Ozempic e o Wegovy, vem ganhando mais vez mais popularidade como um remédio para emagrecer rapidamente. Segundo o The Washington Post, são cerca de 16 milhões de adultos norte-americanos estão usando medicamentos do tipo.
Obviamente, não adianta apenas usar o Ozempic (e suas variantes) para ver os resultados na perda de peso. Dieta e exercícios continuam sendo importantes, mas é inegável que o Ozempic acelera muito o processo. Mas também não tudo flores. Todo medicamento tem contraindicações, vantagens e desvantagens.
Confira cinco dicas médicas para lembrar antes de usar o Ozempic:
1. Você provavelmente vai perder massa muscular
O Ozempic e suas variantes podem fazer você perder entre 15% e 21% do peso corporal. De acordo com JoAnn Manson, chefe da divisão de medicina preventiva do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, até um quarto disso pode ser de massa magra e músculos, então é bom você pensar nisso na hora de ajustar a sua alimentação e sua rotina de exercícios.
2. Mais proteínas
Uma dica para tentar diminuir a perda de massa muscular com o Ozempic é começar suas refeições com 20 a 30 gramas de proteína. Se a falta de apetite causada pelo medicamento está dificultando isso, uma boa opção é adicionar um shake de proteína como suplemento.
3. Treino de resistência
Outra forma de compensar a perda da massa magra é fazer treinos de resistência duas a três vezes por semana para fortalecer os músculos. De acordo com a Folha de São Paulo, a meta é fazer 60 a 90 minutos de resistência e 150 de aeróbico por semana.
4. Mais água
Dois efeitos colaterais comuns do Ozempic e suas variantes são a desidratação e a constipação. Reforçar o seu consumo de água – a recomendação é oito a 12 copos por dia – é uma boa forma de contornar isso.
5. Espere para deitar depois das refeições
Outro efeito comum do Ozempic é a náusea e uma forma de evitar o problema é esperar de duas a três horas depois das refeições para se deitar.