Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

6 estados deverão passar a virada do ano debaixo da chuva

Por Pedro Silvini
30/12/2025
Em Geral
0
Chuva intensa

(Reprodução/Firmino Piton/PMC)

Seis estados brasileiros devem atravessar a virada do ano sob chuva intensa e temporais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades a partir da 0h desta quarta-feira (31), com validade até as 23h59 do mesmo dia, justamente às vésperas das celebrações de Ano-Novo.

De acordo com o Inmet, o aviso abrange os estados de Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A previsão indica chuvas que podem chegar a 100 milímetros em 24 horas, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Entre os principais riscos associados ao cenário estão alagamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e transtornos no trânsito, especialmente em áreas urbanas.

Chuva volta a ganhar força em grande parte do país

Fenômeno Raro

Dia vira noite 🌑

Evento raro vai escurecer o céu em pleno dia
Saiba mais
X

Dia vira noite 🌑

Saiba mais

Segundo análise da MetSul Meteorologia, a instabilidade aumenta nesta semana em diversas regiões do Brasil com o enfraquecimento do VCAN (Vórtice Ciclônico em Altos Níveis), que vinha bloqueando a formação de nuvens de chuva no Centro do país.

No Centro-Oeste, a semana será marcada por pancadas frequentes, com acumulados isoladamente elevados em Mato Grosso e Goiás. Já no Sudeste, a tendência é de temporais diários, principalmente à tarde e à noite, com atenção especial para o Rio de Janeiro, onde os volumes podem ser elevados, sobretudo na Região Serrana.

Antes da chuva, o calor segue intenso. Em São Paulo, o Inmet registrou na última sexta-feira (26) 36,2°C, a maior temperatura para um mês de dezembro em 64 anos, medida pela estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital. No dia de Natal, a cidade já havia batido o recorde anual, com 35,9°C.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, as temperaturas elevadas são resultado de um bloqueio atmosférico que dificultou a entrada de frentes frias nos últimos dias.

Como deve ficar o tempo na virada pelo país

  • Sudeste: pancadas rápidas entre a tarde e a noite do dia 31, com risco de temporais no interior de São Paulo, sul de Minas e Região Serrana do Rio, segundo a Climatempo.
  • Sul: calor predominante, mas com chance de pancadas isoladas no norte do RS, interior de SC e sudoeste do PR. Capitais como Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba podem ter chuva fraca à noite.
  • Centro-Oeste: calor acima de 30°C e pancadas isoladas; Goiás concentra maior chance de chuva na virada.
  • Nordeste: calor intenso e tempo firme no litoral, favorecendo as comemorações; chuva isolada no interior.
  • Norte: sol com pancadas à tarde, risco de temporais no sul do Pará, Amazonas, Rondônia e Acre; o Amapá segue com chuvas frequentes.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Virgínia

Enquanto vive romance com Vini Jr, Virginia recebe multa milionária quase impagável por uma pessoa comum

Confira!

Energia solar Alemanha

Alemanha cobre lagos com 2.500 painéis solares para fornecer energia renovável à população

14/02/2026
Foto: Divulgação/Leão Poços Artesianos

Construir um poço artesiano no próprio quintal pode ser ilegal caso você não tenha esse documento

14/02/2026
petroleo cidade sudeste

Petrobras descobre 2 reservatórios de petróleo enormes no Brasil, que podem render bilhões de reais

14/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix