Nesta segunda-feira (16), o Banco Central lançou oficialmente uma novidade do Pix que promete facilitar sua vida na hora de pagar as contas de casa, sem ter que se preocupar com esquecimentos. A nova modalidade do método de pagamento queridinho dos brasileiros é o Pix Automático.
O Pix Automático funciona de forma bem parecido com o Débito Automático. Com esse Pix, você “programa” o pagamento de contas recorrentes, como de água, luz, academia, etc. No dia do pagamento, o débito é descontado de forma automática. Segundo o Banco Central, o Pix Automático não tem tarifa para os pagadores, mas as empresas que recebem o valor podem ser tarifadas.
Em comunicado do Banco, Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem), afirmou que a nova modalidade será “inovadora, prática, fácil de usar, barata e inclusiva”.
Como funciona o Pix Automático?
Com essa modalidade de Pix, a empresa envia uma solicitação de autorização de pagamento ao cliente pelo aplicativo do banco. Daí, você só precisa autorizar o pagamento e ele será feita de forma automática na regularidade que você permitir. Nessa modalidade, você também consegue definir o valor máximo dos pagamentos e se vai ou não usar a linha de crédito.
Nos dias anteriores ao pagamento, o banco pode notificar o usuário para conferir se está tudo certo. É claro que é possível cancelar esse Pix Automático a qualquer momento sem problemas.
Essa modalidade de Pix já estava disponível há algum tempo para usuários do Banco do Brasil, mas apenas nesta segunda (26) ela se tornou disponível para clientes de todos os bancos e instituições financeiras.