Os aposentados e pensionistas foram surpreendidos com o anúncio do fechamento das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) durante o feriado de Corpus Christi. Apesar de não se tratar de um feriado nacional, o governo federal decretou ponto facultativo nos dias 19 e 20 de junho (quinta e sexta-feira), impactando o funcionamento de diversos serviços públicos em várias cidades brasileiras.
Segundo o próprio INSS, todas as unidades de atendimento presencial estarão fechadas nesses dois dias, com retomada do atendimento somente na segunda-feira (23). A medida também se aplica às agências bancárias, que não abrirão na quinta-feira (19), conforme informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). As contas com vencimento no feriado poderão ser pagas no próximo dia útil, sem cobrança de juros ou multa.
Meu INSS e telefone 135 continuam funcionando normalmente
Apesar da pausa no atendimento presencial, os canais remotos do INSS seguirão ativos durante todo o feriado. Por meio do aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS) ou do site, os usuários poderão continuar realizando solicitações e consultas, como:
- Solicitação de aposentadoria e outros benefícios;
- Simulação do tempo de contribuição;
- Consulta de pagamentos e extratos;
- Cumprimento de exigências;
- Agendamento de atendimentos futuros.
Além disso, a Central 135 estará disponível com atendimento eletrônico 24h e atendimento humano das 7h às 22h, de segunda a sábado. As ligações são gratuitas tanto de telefones fixos quanto celulares.
Impactos variam conforme a cidade
Por ser ponto facultativo, a decretação de feriado cabe aos estados e municípios. Em 15 capitais brasileiras, incluindo São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), o Corpus Christi será tratado como feriado, com suspensão de serviços não essenciais.
Nestes locais, repartições públicas, escolas e postos de atendimento também fecharão. Porém, serviços essenciais, como saúde, segurança pública, transporte, energia e água funcionarão normalmente, com esquema de plantão.