A airfryer ganhou popularidade por permitir o preparo de refeições mais saudáveis, eliminando a necessidade de óleo. No entanto, o uso inadequado, seja por experimentações criativas ou receitas fora do comum, pode colocar em risco tanto o aparelho quanto a segurança do usuário, podendo até resultar em curtos-circuitos ou incêndios.
Com o objetivo de conscientizar os consumidores, fabricantes de airfryers compartilharam com o Guia de Compras relatos sobre os incidentes mais graves atendidos por assistências técnicas. A WAP e outras duas marcas, que optaram por não se identificar, ressaltam que, embora o equipamento seja bastante versátil, nem todos os ingredientes ou modos de preparo são apropriados.
Situações que devem ser evitadas a todo custo
Abaixo estão os principais exemplos de práticas perigosas que podem comprometer o funcionamento da airfryer e até representar riscos à segurança.
- Aquecer líquidos, como água ou sopa: o vapor gerado em altas temperaturas pode penetrar os componentes internos, comprometendo a hélice e a resistência. Esse tipo de uso pode danificar o aparelho e invalidar a garantia.
- Cozinhar massas líquidas sem o uso de formas: receitas como bolos e panquecas precisam ser preparadas em formas específicas. Usar diretamente na cuba traz riscos semelhantes aos de aquecer líquidos.
- Usar carvão na cesta: além de ineficaz para simular uma churrasqueira, o carvão representa risco de incêndio, pode liberar substâncias tóxicas e até danificar o equipamento. Para um toque defumado, a recomendação é utilizar fumaça líquida em spray, encontrada em mercados por aproximadamente R\$ 25.
- Cozinhar latas: tentar preparar doce de leite com a lata de leite condensado pode causar explosões, comprometendo completamente o funcionamento da airfryer.
- Colocar alimentos leves, como pipoca ou folhas soltas: esses itens podem ser levados pelo fluxo de ar quente, grudar em partes elétricas ou queimar.
- Fazer ovos cozidos: sem os utensílios adequados, os ovos podem estourar. A melhor alternativa é usar formas de silicone para preparar ovos fritos ou receitas similares.
Receitas que funcionam, mas podem não atingir as expectativas
Alguns pratos até podem ser preparados na airfryer, mas o resultado final pode decepcionar se certos cuidados não forem tomados.
- Carnes com pouca gordura: tendem a ficar secas. Cortes como picanha são mais indicados, pois preservam a suculência.
- Empanados com farinha: a farinha costuma se soltar durante o preparo, cair no fundo da cuba e prejudicar o resultado final. Nesse caso, a fritura tradicional costuma ter um desempenho superior.
- Molhos adocicados, como barbecue ou teriyaki: podem escorrer, caramelizar e queimar, alterando o sabor do prato.
- Alimentos com excesso de queijo: é preferível utilizar o queijo como recheio. Quando exposto diretamente ao calor, ele tende a derreter, escorrer e queimar com facilidade.
Seguindo essas orientações, é possível prolongar a vida útil da sua airfryer, cozinhar com mais segurança e evitar frustrações na hora de preparar suas receitas favoritas.