Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Alerta: ligação de “suporte” pode te fazer instalar app que esvazia sua conta

Por Pedro Silvini
26/06/2025
Em Geral
0
Novo Fraude INSS

(Reprodução/INSS)

Um novo golpe digital está assustando usuários no Brasil. Esqueça hackers invisíveis e vírus complexos — agora os criminosos usam a própria conversa e um app para te enganar. Uma ligação supostamente vinda do “suporte do banco” pode levar você a baixar um aplicativo que rouba seu dinheiro com um simples Pix modificado.

Segundo a empresa de segurança cibernética Kaspersky, os golpistas usam um malware chamado ATS (Automated Transfer System), também conhecido como “mão fantasma”. Esse vírus é instalado no celular por meio de jogos falsos ou apps que imitam sistemas bancários, e toma o controle total do aparelho quando a vítima concede permissão de acessibilidade.

O que o malware faz:

  • Interfere diretamente no app bancário
  • Realiza transferências automáticas via Pix
  • Muda o valor e o destinatário enquanto a transação é “processada”
  • Bloqueia a tela temporariamente, simulando uma falha momentânea
  • Engana até sistemas de biometria e reconhecimento facial

O golpe já causou prejuízos reais

  • Em 2023, o vírus foi bloqueado quase 3 mil vezes no Brasil.
  • Em 2024, os casos diminuíram após a prisão de um grupo, mas ainda foram registrados mais de mil ataques.
  • Em 2025, os registros caíram para 40 casos — mas o alerta continua, já que novas variações do golpe podem surgir a qualquer momento.

A maioria dos ataques começa com uma ligação falsa de alguém se passando por funcionário do banco. Eles alegam que houve movimentações suspeitas e dizem que você precisa instalar um app para “verificação”.

Esse app, na verdade, é o malware disfarçado.

Esse é o princípio de todo golpe moderno. A recomendação da Febraban é clara:

 “Se alguém entrou em contato e pediu para você instalar um app no seu celular, desligue na hora. Nenhum banco faz isso.”

E se você ainda tiver dúvidas ou suspeitar de uma tentativa de fraude, entre em contato com sua instituição bancária pelos canais oficiais.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Benefício do INSS

Rede Globo anuncia calendário de devolução dos descontos do INSS

Confira!

sozinho casal

Viver sozinho ou em casal: qual opção traz mais felicidade, segundo a ciência

28/09/2025
rua ator

Ator que marcou uma geração inteira foi visto em situação deplorável nas ruas

28/09/2025
Imagem de Pexels por Pixabay

Seu celular está travando? Desative essa função para acelerar o desempenho

28/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix