Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Novo escândalo no INSS: PF derruba fraude em benefícios

Por Alan da Silva
06/07/2025
Em Geral
0
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Escritórios de advocacia na Bahia estão envolvidos em um esquema de fraude de benefícios previdenciários do INSS, conforme revelado pela Polícia Federal na operação “Raízes de Papel”, deflagrada no último dia 30. 

Durante a operação, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Juazeiro e Sobradinho. A investigação revelou que advogados utilizavam documentos falsificados para que mulheres pudessem obter o salário-maternidade, alegando falsamente a atividade rural.

A fraude envolvia a criação de arrendamentos rurais falsos. Esse artifício é necessário para trabalhadoras que precisam comprovar até dez meses de atividade rural antes do parto, a fim de ter direito ao benefício. A operação faz parte de uma investigação mais ampla, que busca conter irregularidades no sistema previdenciário do país.

Funcionamento do esquema

Os advogados forjavam documentação para simular que seus clientes possuíam vínculos rurais legítimos. Essa prática criminosa prejudica os cofres públicos e desvia recursos que deveriam auxiliar trabalhadores que realmente necessitam. A operação policial visa coletar provas e interromper as perdas financeiras para o sistema previdenciário brasileiro.

Consequências para a Previdência

Nos últimos anos, o INSS tem enfrentado vários esquemas fraudulentos que afetam negativamente a economia e a confiança na previdência social. Casos de falsificação documental desviam recursos valiosos, criando pressão adicional sobre um sistema já sobrecarregado.

A operação busca uma investigação detalhada sobre a participação de cada envolvido, com expectativa de aplicação de penalidades adequadas.

A ação na Bahia destaca falhas na fiscalização do INSS. Abordagens jurídicas recentes buscam mitigar fraudes através de ressarcimento ao INSS. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Divulgação/Ministério Público do Trabalho

Esse homem estava sendo feito de escravo e bebendo água envenenada por 10 anos

Confira!

tiktok

Globo vai investir em “novela para o TikTok”, confira a trama

30/09/2025
drink

Como identificar se a sua bebida está adulterada com metanol?

30/09/2025
frio calor

Veja onde vai fazer frio e calor nesta semana no Brasil

30/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix