Calma! Não estamos falando do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas sim da prova que ganhou o apelido de “Enem dos professores”: a Prova Nacional Docente (PND) 2025. As inscrições abrem no dia 14 de julho e vai até o dia 25 do mesmo mês. Saiba mais sobre a prova.
PND: o “Enem dos professores”
A Prova Nacional Docente, ou PND, é um exame anual realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – sim, os mesmos responsáveis pelo Enem.
O objetivo da PND é ajudar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes, mas vale destacar que ela não substitui o processo seletivo. A PND é um “instrumento avaliativo adicional”, explica o Inep. Ela pode ser usada como etapa única ou complementar em processos seletivos de redes municipais e estaduais.
São as redes que definem se querem ou não aderir à prova. Essa participação é pública, voluntária e aberta a todas as secretarias de educação estaduais, municipais e distrital. O ente federativo que desejar participar precisa formalizar a adesão junto ao MEC por meio do Simec.
Mas vale destacar que, ainda assim, os candidatos precisam se inscrever individualmente. A taxa de inscrição é de R$ 85. Estudantes habilitados e inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e doadores de medula puderam solicitar a isenção da taxa de inscrição. Os resultados desse pedido serão divulgados na próxima segunda-feira (7).
A PND será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal no dia 26 de outubro. Segundo a CNN Brasil, o exame é dividido em uma parte de formação docente geral e uma componente específica, própria de cada área de especialização das licenciaturas.