No final desse mês, no dia 31 de julho, o governo paga o terceiro lote da Restituição do Imposto de Renda 2025. Os dois primeiros lotes foram pagos em maio e em junho, respectivamente. São cinco lotes no total, confira o cronograma:
1º lote: 30 de maio;2º lote: 30 de junho;- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 29 de agosto;
- 5º e último lote: 30 de setembro.
De acordo com matéria da Folha de São Paulo, a Receita Federal não divulgou uma data exata para a abertura da consulta ao lote, mas, normalmente, ela é liberada uma semana antes do pagamento da restituição.
Lembrando que a divisão em lotes não significa que o pagamento da sua restituição será parcelado. A divisão é feita para que grupos prioritários recebam o valor primeiro. Confira a ordem de prioridade da restituição do Imposto de Renda, segundo o gov.br:
- Idosos com mais de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência ou doença grave;
- Profissionais do magistério;
- Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou que escolheram receber a restituição via Pix.
Também segundo a Folha, o terceiro lote começa a pagar a restituição para quem não tem prioridade na lei ou por norma do fisco.
Como saber se eu tenho direito à restituição do Imposto de Renda?
Acesse o portal “Meu Imposto de Renda” e clique na seção “Consultar a Restituição”. Você também pode fazer a consulta através do app Meu Imposto de Renda ou da Central da Atendimento (número 146).
Lembrando que o seu pagamento da restituição pode acabar sendo atrasado se você tiver caído na temida “malha fina” ou tiver entregado a declaração do Imposto de Renda fora do prazo.




