Acredite se quiser, essa é a mais nova tendência entre os homens no TikTok: raspar os cílios. É isso mesmo que você leu. Mas por que surgiu essa tendência? Segundo vários desses vídeos, a ideia por trás de raspar os cílios é conseguir um visual mais “masculino”, já que cílios mais longos seria mais “femininos”.
Antes de tudo, vale destacar que o comprimento, entre outras características, dos cílios não têm absolutamente nada a ver com o sexo biológico. Como explica a Revista Galileu, essas características são determinadas pela genética, mas não existe nenhuma evidência que o sexo influencie essas diferenças. A ideia de que homens têm cílios mais curtos e mulheres, cílios mais longos é apenas cultural e não tem nenhuma base biológica.
Por que raspar os cílios não é uma boa ideia?
Cílios não são apenas um enfeite para você encher de rímel. Assim como as sobrancelhas, eles têm funções na hora de proteger os seus olhos. Primeiramente, eles são uma barreira física contra poeira, detritos, produtos químicos, suor, entre outros fatores. Eles ajudam a evitar que o ar seque uma película fluida que cobre o olho, mantendo ele lubrificado. Se os cílios forem muito curtos, os olhos podem ficar expostos ao ar, possivelmente secando a película que os mantêm lubrificados.
Ainda não acabou: como explica a Galileu, os cílios também protegem os olhos do brilho, reduzindo em até 24% a quantidade de luz que entra no seu olho.
Considerando tudo isso, vamos responder o óbvio: não, não é uma ideia raspar os seus cílios. Isso vai deixar seus olhos mais expostos a partículas estranhas, o que significa um risco maior de infecção, e o ar na superfície deles pode deixar os olhos secos e irritados.