O que parecia ser apenas mais uma viagem para aproveitar o verão europeu virou um verdadeiro pesadelo para o britânico Kieran Harris, de 21 anos. Em maio de 2023, o jovem descobriu que estava proibido de voar com a companhia aérea easyJet até 2031 — uma sanção de dez anos, aplicada erroneamente.
Harris, um recém-formado e trainee em auditoria, havia comprado uma passagem para Alicante, na Espanha, mas, um dia antes do voo, recebeu um e-mail chocante: estava banido da companhia por “comportamento disruptivo” em um voo anterior. Só que ele jamais havia se envolvido em qualquer incidente.

O erro ocorreu porque um homem com o mesmo nome completo e a mesma data de nascimento havia sido preso por conduta agressiva e embriaguez em um voo da easyJet em 2021. A companhia, ao encontrar uma reserva para um Kieran Harris com dados idênticos, assumiu que se tratava da mesma pessoa e bloqueou sua viagem por dez anos.
Não foi a primeira vez que Kieran sofreu as consequências dessa coincidência de identidade. Segundo ele, a polícia invadiu sua casa no ano anterior em uma operação com coletes à prova de balas, também devido à confusão com o outro Kieran Harris. Em outro momento, ao ser envolvido em um acidente de trânsito, a polícia novamente o confundiu com o criminoso.

Passaporte provou inocência
Após o susto com o e-mail da easyJet, Harris precisou enviar uma foto do seu passaporte para provar que não era o passageiro banido. A empresa reconheceu o erro e liberou o embarque a poucas horas do voo.
Em nota, a easyJet afirmou que a decisão foi tomada “de boa-fé”, já que os dados coincidiam com o de um passageiro anteriormente punido. A empresa pediu desculpas e prometeu oferecer uma compensação pelo transtorno.
“Estamos em contato com o Sr. Harris e vamos oferecer um gesto de boa vontade diante do ocorrido”, declarou a companhia.
O jovem relatou que ficou frustrado e emocionalmente abalado com toda a situação. Agora, cogita até mudar de nome legalmente para evitar novas confusões.
“É como se eu estivesse sendo punido por algo que não fiz. Qualquer um que olhasse para mim veria que não sou a mesma pessoa”, desabafou.
			



