Talvez você já tenha lido em algum lugar que não pode consumir mel usando uma colher de metal, já que isso prejudicaria as propriedades do alimento. Mas, afinal de contas, isso tem alguma base científica?
Antes de tudo: não, não tem problema usar uma colher de metal para retirar um pouco de mel ou misturar a substância. Mas, por incrível que pareça, a crença tem um fundo técnico e tudo vai depender do tempo de exposição.
Como explica a Superinteressante, o mel é uma substância naturalmente ácida, com um pH em torno de 3,9, e ácidos podem reagir ao metal em contato prolongado. Deixa uma colher de metal esquecida no mel por um longo período pode sim causar reações, como mudança da cor do talher, por exemplo. Mas, como já dissemos, isso acontece com tempos de exposição mais longos. Não existe perigo em só usar a colher para tirar o mel do pote.
Ainda vale destacar que a maioria dos talheres modernos é feita de inox, um metal resistente à corrosão e que não causa reações adversas a entrar em contato com alimentos, mesmo os ácidos como o mel.
Mitos e verdades sobre o mel
Pessoas diabéticas podem consumir à vontade
MITO. O mel contém um açúcar mais saudável do que o presente em industrializados, mas ainda é açúcar, então não é recomendado para ninguém consumir a substância em excesso.
Crianças com menos de um ano não podem tomar mel
VERDADE. O mel ainda pode ter esporos de uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Depois de um ano, o sistema imunológico normalmente já está pronto para combater a bactéria, mas, antes disso, não é recomendado o consumo.