Atenção, moradores de Curitiba, Paraná! A capital anunciou a construção de um novo terminal de ônibus, o Terminal do Capão da Imbuia. Nesta quinta-feira (10), a prefeitura da cidade abriu o processo de licitação para contratar a empresa ou consórcio que será responsável por demolir o antigo terminal e construir o novo.
A proposta é que o novo terminal seja construído em uma quadra ao lado do terminal atual, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster da capital paranaense.
Segundo o site da prefeitura, a licitação será feita na modalidade Concorrência Pública Eletrônica, com o critério de julgamento sendo o menor preço. A obra deve chegar a, no máximo, cerca de R$ 48 milhões. O contrato inclui, além do novo terminal, a execução de infraestrutura urbana no entorno.
A prefeitura vai receber propostas até o dia 8 de agosto, com os lances sendo recebidos exclusivamente pela internet, através do portal oficial de compras da prefeitura.
Novo terminal promete aumentar capacidade de transporte público da região
Atualmente, o terminal conta com 11 linhas de ônibus que atendem aproximadamente 39 mil passageiros por dia (útil). A previsão é que, com o novo terminal, passem a ser atendidos cerca de 49 mil passageiros em 16 linhas de ônibus. Seria um aumento de 24,8% na capacidade de atendimento do terminal.
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, promete que o novo terminal vai contar com uma estrutura moderna e planejada para dar mais agilidade e conforto aos usuários do transporte público. A obra prevê três plataformas, 22 pontos de parada simultâneos, além de um bicicletário de apoio, com o terminal ocupando uma área total de 9.920 m².