Já pensou em poder dizer adeus aos cabelos grisalhos sem precisar recorrer à tinta de tempos em tempos? Essa é a promessa do óleo de groelinha, um óleo natural feito a partir da fervura de folhas de curry em óleo de coco ou óleo de rícino.
Segundo a Folha Vitória, esse óleo natural pode ser aplicado regularmente no couro cabeludo e nos fios, nutrindo a fibra capilar e estimulando a produção de melanina, o pigmento natural responsável por dar cor aos nossos cabelos, olhos, pele, etc. Pessoas que começaram a aplicar o óleo já no começo dos frios brancos, relataram uma melhor na cor e no brilho das madeixas em poucas semanas.
O óleo de rícino, uma das substâncias que compõem o óleo de groelinha, já é um ingrediente natural muito popular entre tratamentos capilares, já que conta com propriedades estimulantes e nutritivas para os fios. Como explica a FV, o ácido ricinoleico presente nesse óleo atua diretamente na microcirculação do couro cabeludo, favorecendo a oxigenação.
Lembrando que o tratamento com óleos naturais precisa de constância. A recomendação é usar esse produto de duas a três vezes por semana, deixando agir nos frios por pelo menos uma hora ou até virando a noite com o produto nos cabelos, cobrindo eles com uma touca ou toalha. Os efeitos costumam aparecer de duas a quatro semanas de uso contínuo.
Por que os cabelos ficam grisalhos?
A cor do cabelo é por causa da melanina, pigmento produzido nas células melanócitos, localizadas nos folículos capilares. Com o passar dos anos, a atividade dessas células diminui, explicando porque os fios vão ficando brancos. Fatores como genética, estresse, má alimentação e desequilíbrios hormonais podem acelerar esse processo.