O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais, foi destaque no ranking das escolas com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, figurando como a melhor escola pública do Brasil no levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A instituição alcançou o 30º lugar no ranking nacional geral, composto majoritariamente por colégios privados. Em sequência, aparecem o Colégio Politécnico da UFSM, em Santa Maria (RS), na 31ª posição, e o Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), na 47ª colocação geral — todas públicas e da rede federal.
Apesar da hegemonia das escolas privadas — que ocupam 47 das 50 primeiras posições do ranking —, as três instituições públicas que se destacaram pertencem à rede federal de ensino e são conhecidas por sua alta seletividade e rigor acadêmico.
- Colégio de Aplicação da UFV (Viçosa, MG) – 30º lugar geral
 - Colégio Politécnico da UFSM (Santa Maria, RS) – 31º lugar geral
 - Colégio Naval (Angra dos Reis, RJ) – 47º lugar geral
 
Essas escolas mantêm processos seletivos próprios e oferecem uma formação diferenciada, o que se reflete no bom desempenho no Enem.
Domínio das escolas privadas
No topo da lista nacional, as três escolas com as maiores médias foram:
- Colégio de Aplicação Farias Brito – Fortaleza (CE): média de 789,93
 - Colégio Christus – Pré-Universitário – Fortaleza (CE): 762,45
 - Colégio Classe A – Campo Grande (MS): 761,81
 
Fortaleza, inclusive, tem forte presença no ranking, consolidando-se como um dos polos de educação privada de alto desempenho do país.
Enem 2025: novas datas e orientações
As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil. No entanto, em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30.
O exame segue com sua estrutura tradicional: quatro provas objetivas e uma redação. No primeiro dia, os candidatos serão avaliados nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas; no segundo, em Matemática e Ciências da Natureza.
Além de avaliar a conclusão da educação básica, o Enem é fundamental para o ingresso no ensino superior, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies, além de possibilitar o acesso a universidades portuguesas conveniadas ao Inep.
A Página do Participante reúne todas as informações sobre inscrições, locais de prova e orientações para os candidatos. A data de liberação do Cartão de Confirmação da Inscrição ainda será divulgada.
			



