No extremo sul de São Paulo, o bairro Engenheiro Marsilac registrou uma das menores temperaturas da história da capital paulista, com direito a geada intensa e paisagem amanhecendo congelada. No dia 30 de julho de 2021, os termômetros do bairro marcaram impressionantes -3ºC, a menor temperatura da capital desde 2004.
Apesar de não ter registrado uma temperatura tão baixa desde então, o bairro de Engenheiro Marsilac continua fazendo os moradores passarem bastante frio graças à uma combinação de características. Um dos motivos é que o bairro é dominado por mata nativa e propriedades rurais. Na maior parte da cidade, o concreto ajuda a manter o calor “guardado”, enquanto nesse bairro, ele se dissipa rapidamente.
Outros motivos que explicam o frio do bairro são a proximidade com a Serra do Mar e com grandes represas, dois fatores que favorecem o frio extremo.
Massa de ar frio chega em São Paulo amanhã (29)
Má notícia para os moradores da capital paulista que odeiam o frio. A partir desta terça-feira (29), uma massa de ar frio ajuda a derrubar as temperaturas na cidade de São Paulo, que amanhecer com temperaturas baixas, próximas dos 10ºC. Durante o dia, o tempo deve se manter sem chuva, com céu limpo e sol, contribuindo para o resfriamento noturno intenso.
De acordo com especialistas do Climatempo, esse padrão atmosférico deve se estender por toda a semana, com variações térmicas pouco expressivas entre os dias. Matéria da Veja ainda destaca que é preciso ter uma atenção especial com o frio persistente nas primeiras horas da manhã e no fim da noite.