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Tirar a CNH vai ficar mais fácil: proposta acaba com a autoescola obrigatória

Por Pedro Silvini
29/07/2025
Em Geral
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CNH

(Reprodução/IStock)

O Ministério dos Transportes está finalizando uma proposta que promete reduzir drasticamente o custo e a burocracia para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. A medida, que aguarda apenas o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevê o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescolas para os candidatos às categorias A (motos) e B (carros de passeio).

De acordo com o secretário-executivo da pasta, George Santoro, em entrevista à CNN Brasil, o texto está pronto e deve ser anunciado em breve.

“Estamos com tudo pronto para soltar, aguardando apenas aprovação do governo. A principal mudança é a redução de custos e burocracia, sem perda de qualidade”, declarou Santoro.

Hoje, o custo médio para tirar a CNH no Brasil chega a R$ 3.215,64, sendo cerca de R$ 2.469,35 destinados às autoescolas (CFCs) e R$ 746,29 em taxas obrigatórias. Em algumas regiões, o valor total pode ultrapassar R$ 4 mil, o que, segundo o governo, tem levado milhões de brasileiros a dirigir sem habilitação.

Em entrevista à GloboNews, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que a situação já representa um risco social:

“Temos cerca de 20 milhões de brasileiros dirigindo sem carteira. O custo, que varia entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, é impeditivo. Quando a obtenção do documento se torna proibitiva, cresce a informalidade. Isso aumenta o risco de acidentes e reduz a qualificação dos condutores.”

Dados do ministério indicam que até 40% das pessoas que compram motos não têm habilitação. Entre as mulheres, o impacto é ainda maior: 60% não possuem CNH.

Como funcionaria a mudança?

A proposta mantém as provas teórica e prática aplicadas pelos Detrans, bem como os exames médicos e psicotécnicos já exigidos por lei. A diferença é que o candidato poderá optar por aprender com instrutores autônomos, familiares ou em circuitos fechados, usando até veículos particulares — sem necessidade de aulas formais em autoescolas ou carros adaptados.

Cursos com instrutores credenciados continuarão disponíveis, mas não serão obrigatórios.

“Se as pessoas já dirigem sem curso algum, o que propomos é dar alternativas para que possam se qualificar, sem que o custo as afaste da legalidade”, disse Renan Filho.

Impacto social e econômico

Segundo o ministro, a flexibilização pode ajudar a incluir mulheres e pessoas de baixa renda, além de facilitar o acesso de jovens às categorias C, D e E, essenciais para carreiras em transporte e logística.

Ele também criticou o modelo atual, que, segundo ele, favorece práticas abusivas:

“O sistema atual fomenta máfias em autoescolas e exames. Muitas vezes, o candidato paga caro e é reprovado intencionalmente para ter que pagar de novo. Ao desburocratizar, eliminamos incentivos econômicos para essas práticas.”

O governo estima que entre 3 e 4 milhões de CNHs são emitidas por ano. Com o custo atual, isso representa de R$ 9 bilhões a R$ 16 bilhões gastos anualmente pela população. Parte desse valor, segundo Renan Filho, poderia ser redirecionada para outros setores da economia, estimulando crescimento e geração de empregos.

É preciso aprovação do Congresso?

Não. A obrigatoriedade das autoescolas não está prevista em lei federal, mas em uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes.

Isso significa que a mudança pode ser feita por meio de ato administrativo, sem necessidade de votação no Congresso.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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